Reforma Protestante

Dia 31 outubro

Leitura Bíblica: 2Timóteo 3.16-17
Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente (Hb 13.18).

Resumidamente, podemos dizer que a Reforma Protestante foi marcada pela ação de Lutero. No dia 31 de outubro de 1517, ele afixou na porta da Catedral de Wittenberg, também conhecida como Catedral de todos os Santos, na Alemanha, as suas 95 teses. Era um convite à comunidade acadêmica local para um debate público sobre a venda das indulgências (exploração financeira, negociando salvação e bênçãos), sacerdócio universal dos crentes (necessidade de intercessores, dependência do clero) e outras questões controvertidas. A situação estava insustentável - religiosidade sem santidade e afastamento da verdade bíblica. Martinho Lutero era um monge agostiniano e pretendia reformar a igreja à qual pertencia. Porém, como foi excomungado pelo papa Leão X, viu-se obrigado a romper com a sua igreja, dando, assim, origem ao movimento religioso conhecido como Luteranismo. Movimentos religiosos independentes surgiram em outras regiões. Na Suíça, levantou-se Zwinglio, sucedido depois por Calvino. Desde então, o dia 31 de outubro de 1517 tem permanecido na consciência evangélica como um símbolo fundamental do seu movimento. 
A Reforma Protestante foi a restauração espiritual do povo, restauração que também é necessária à igreja de hoje. Precisamos ser uma igreja que tem como fundamento a Palavra de Deus e que busca desenvolver a sua salvação com tremor e temor. Não podemos nos moldar aos pensamentos que tentam nos desviar da verdade. O discurso de Martinho Lutero na Dieta de Worms (1521), depois que ele foi convidado a se retratar dos seus ensinamentos, foi: “A menos que possa ser refutado e convencido pelo testemunho da Escritura e por claros argumentos; estou conquistado pela Santa Escritura citada por mim, minha consciência está cativa à Palavra de Deus e que Deus me ajude”. Como disse Gisbertus Voetius (1589-1676), à época do Sínodo de Dort (1618-1619): “A Igreja é reformada e está sempre se reformando”. Guiados pelo Espírito Santo, devemos sempre viver conforme a Palavra de Deus. 

A verdade de Deus nunca muda.