Apenas comece

Leitura Bíblica: Eclesiastes 12.1-7

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem (Ec 12.13).

Muitas vezes temos grande disposição para fazer as coisas, em outras parece que nada nos motiva. Sobre este assunto, li um texto que tinha um título bem chamativo: A mágica da ação. Dizia o seguinte: “Todos temos aquele dia em que não estamos com vontade nenhuma de fazer o que precisa ser feito. Por mais que você ame o seu trabalho, às vezes, a vontade de abrir o computador é zero. Por mais que você se sinta muito bem praticando corrida, tem dia que parece um esforço sobre-humano calçar o tênis e ir para o parque. Ok, um dia não é igual ao outro, mas, nessas horas, convido você a sentir a mágica da ação. Em vez de ficar naquele conflito psicológico do ‘vou ou não vou’, apenas comece a fazer. Permita que os sentimentos em relação àquela tarefa mudem. Tem dias que o melhor é pensar menos, sofrer menos e simplesmente fazer” (Tadashi Kadomoto).
“Apenas comece” - Lendo isso, logo lembrei das minhas corridas. É impressionante como o sentimento muda quando coloco o tênis e corro o primeiro quilômetro. Às vezes a parte mais difícil é mesmo trocar de roupa e sair de casa. É uma grande verdade a frase: “Tem dias que o melhor é pensar menos e simplesmente fazer”. Se é algo bom e necessário, se é nossa tarefa e obrigação, no lugar de dar espaço aos pensamentos contrários ou no lugar de ficarmos formulando desculpas, devemos apenas começar a agir. Com certeza aquela tarefa que parecia estar atrapalhando nosso descanso ou programa do dia será a mais alegre e prazerosa que iremos realizar. 
Pensar menos e agir mais, programar menos e executar mais, prometer menos e fazer mais. Estas são formas que devemos nos propor a viver para que nossa vida seja produtiva, para que não vivamos a desperdiçar o tempo tão precioso que Deus nos deu. 
Quanto a nossa vida espiritual e nossas práticas devocionais, também devem ser incluídas no “apenas comece”. 

Lembra-te do teu Criador.