Deixando este tabernáculo

Leitura Bíblica: 2Pedro 1.12-15

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro (Fp 1.21).

Ainda em uma espécie de introdução a sua segunda carta, Pedro afirma que um dos motivos de seu esforço em anunciar a mensagem de Jesus era que o dia de sua morte estava se aproximando. Em 2Pedro 1.13 ele diz: “estou prestes a deixar o meu tabernáculo”. Pedro usa a mesma metáfora que Paulo usou (2Co 5.1,4), “tabernáculo”, para falar do seu corpo. “Enquanto uma casa oferece uma sensação de permanência, um tabernáculo é uma habitação temporária. ‘Deixar o tabernáculo’ é uma linguagem figurada para dizer que ele estava deixando o corpo para habitar com o Senhor (2Co 5.8). Morrer para o cristão é levantar acampamento, afrouxar as estacas da tenda temporária e ir para seu lar permanente” (Hernandes Dias Lopes). Certa feita, um pastor foi visitar um membro da igreja que estava enfermo. O pastor perguntou-lhe: Irmão, você está preparado para morrer? O cristão respondeu: Não, estou preparado para viver. A casa onde eu moro está desmoronando, mas já estou de malas prontas para me mudar para a Casa do meu Pai. 
Não devemos nos preparar para morrer, mas para viver a vida plena na presença de Jesus. Precisamos lembrar que a vida neste mundo é provisória e temporária. Comentando esta passagem, o Rev. Hernandes ainda diz: “Pedro usa a palavra grega exodus, ‘partida’, para referir-se à sua morte. O termo êxodo é também usado em referência à partida dos filhos de Israel, do Egito para a terra prometida. Isso indica que Pedro vê a morte não como o fim da linha, mas como a entrada na terra prometida por Deus”.
Para o cristão, a morte é descanso, é libertação das dores e limitações desta casa terrestre. Para nós, a morte é nova vida, é entrada no reino eterno de Deus. Como Paulo disse: enquanto vivemos devemos viver para Cristo, quando morrermos deixaremos este mundo de sofrimento e isso é lucro. Como Pedro, devemos aproveitar o tempo que temos, não vivendo em busca de prazeres passageiros, mas anunciando o evangelho. 

A vinda de Jesus é certa.