Melhores coisas

Leitura Bíblica: Provérbios 23.17-19

Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência (Pv 23.4).

A vida é uma bênção de Deus. Sabemos que viver bem não se resume apenas nas conquistas materiais. É uma grande verdade o ditado que diz: “As melhores coisas da vida são gratuitas”. Embora existam coisas caras e boas, isso não quer dizer que são as melhores coisas. É também certa a frase que diz: “As melhores coisas da vida não são coisas”. Ou seja, não precisam e estão longe de ser coisas. As coisas materiais com o tempo perdem o valor, se deterioram ou ficam ultrapassadas. Mas experiências, pensamentos e sentimentos crescem em valor a cada dia. David C. Egner disse: “O valor de família, amigos e fé nos faz perceber que o mais importante na vida é relacionado às pessoas e ao Senhor. As melhores coisas da vida são as eternas riquezas que provém da bondade e graça de Deus em Cristo Jesus. Não asseguramos em nossas mãos, mas em nossos corações”. 
Tomar conhecimento desta verdade é importante, pois tira de nós o peso constante de viver preocupado e descontente por não termos alcançado algumas destas coisas. Também nos traz a alegria de acreditar que as melhores coisas não estão fora de nosso alcance. 
Que possamos valorizar o que realmente tem valor - as riquezas que vem de Deus, o caminhar em verdade, o promover a paz. Sejamos sábios em não desperdiçar tempo e dinheiro em coisas que nunca poderão cumprir a promessa que anunciam. Nunca irão trazer a realização que parecem fornecer. 
Ainda podemos acrescentar a lembrança de que as melhores coisas ainda estão por vir e nunca serão alcançadas em sua plenitude neste mundo. Ao mesmo tempo, podemos nos alegrar, pois as melhores coisas já foram alcançadas por nós, que pela fé recebemos a graça da salvação. Desfrutemos dia a dia as melhores coisas da vida. Vivamos em contentamento e gratidão pela sabedoria que Deus nos dá em discernir o que realmente são as melhores coisas. 

Aplica o coração à verdade.