Meu inimigo

Leitura Bíblica: Êxodo 15.1-6

Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu (Sl 18.17).

As conquistas demandam muito trabalho e tempo, já uma derrota pode acontecer instantaneamente. Não é necessário muito esforço para desanimar ou desviar-se do caminho. Se não formos vigilantes, facilmente nos distraímos, nos acomodamos e desperdiçamos todo trabalho de longos anos. Aiden Wilson Tozer falou sobre o cuidado que devemos tomar como cristãos: “Tudo o que me afasta da Bíblia é meu inimigo, não importa quão inofensivo possa perecer. O que quer que detenha a minha atenção quando deveria estar meditando em Deus e nas coisas eternas é nocivo à minha alma. Se permitir que os cuidados desta vida afastem as Escrituras de minha mente, sofrerei perdas irreparáveis, onde elas menos devem ocorrer. Caso aceite qualquer outra coisa em detrimento das Escrituras, serei enganado e roubado, para minha confusão eterna”. 
É nosso dever dedicar o coração a Deus e ao estudo das Escrituras. Nossos relacionamentos e amizades devem ter como objetivo a comunhão com o Senhor e a busca por crescimento em maturidade. Não pode haver substituto para Deus. Nada mais deve reter nossa atenção do que os propósitos de Deus em nossa vida. Sem dúvida, nossa maior necessidade é o conhecimento de Deus. A sabedoria de Deus é o que nos dá sentido e direção. Nele encontramos motivação e propósito para viver. Na presença de Deus temos uma vida de paz. 
O que tem nos distraído? O que tem retardado nosso crescimento espiritual? Como disse Tozer, qualquer coisa que nos afaste de Deus e de sua Palavra deve ser considerado nosso inimigo. E qualquer inimigo precisa ser combatido e não alimentado. Que Deus nos abençoe e que nada venha a nos desanimar, nos levar à derrota espiritual. E que, confiando no Senhor, possamos seguir nosso caminho de força em força, certos de que pela fé vamos vencer nossos inimigos, sejam eles grandes ou pequenos. 

Do Senhor é a vitória.