Não pregue

Leitura Bíblica: Mateus 13.3-9

Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem (Mt 7.6).


Temos o imenso privilégio e também responsabilidade de pregar o evangelho. Mas somos ensinados por Jesus que existe um momento em que não devemos pregar. A comparação é que pregar o evangelho a algumas pessoas insistentemente é atirar pérolas aos porcos, é desperdiçar tempo precioso com quem se fecha e rejeita a Deus, é dar aos cães o que é santo. Essa afirmação pode parecer pesada, mas Jesus quer deixar claro que o evangelho é um bem precioso e que quem o despreza, despreza a Deus. Em Lucas 10 encontramos uma instrução parecida, dada aos discípulos de Jesus. “Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus” (Lc 10.10-11). Eles deveriam seguir em frente certos de que já haviam cumprido o seu chamado. 

O Rev. Eduardo Emerich disse: “Toda tentativa de impor à força o Evangelho, a fim de levar as pessoas a se converterem, é inútil e perigosa. Inútil, porque os que se re­cusam a ouvir a Palavra não reconhecem o tesouro que ela representa. Insistir com eles é o mesmo que lançar pérolas a porcos. Perigosa, porque pode resultar em reação, violenta até, por parte dos corações endurecidos e em trevas, para quem a Palavra proclamada será motivo de zombarias e blasfêmias”. “A Palavra de Deus deve ser pregada com discernimento e não com fanatismo” (Dietrich Bonhoeffer). 

Precisamos muito da sabedoria de Deus para discernir o que é uma oportunidade de pregar ou um momento de seguir em frente. Devemos sempre orar para que Deus coloque em nossa direção pessoas que precisam ouvir o evangelho, pessoas que estão carentes da verdade. A semente é espalhada por todo lugar, mas nasce na boa terra. Sejamos instrumentos de Deus para semear a sua Palavra e que, principalmente, alcancemos aqueles a quem o Senhor já escolheu.


Tempo de falar, tempo de calar.