Os habitantes
Leitura Bíblica: Mateus 22.9-14
Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons (Pv 15.3).
Relata-se o seguinte incidente envolvendo um sábio profeta. O profeta e um dos seus companheiros entrou numa cidade para ensinar. Logo um adepto dos seus ensinamentos aproximou-se e disse: Meu senhor, não há nada exceto estupidez nesta cidade. Os habitantes são tão obstinados! Ninguém quer aprender nada. Tu não irás converter nenhum desses corações de pedra. O profeta respondeu bondosamente: Tu tens razão. Logo depois, outro membro da comunidade abordou o profeta. Cheio de alegria, ele disse: Mestre, tu estás numa cidade abençoada. O povo anseia receber o verdadeiro ensinamento, e as pessoas abrem seus corações à tua palavra. O profeta sorriu bondosamente e novamente disse: Tu tens razão. Ó mestre, disse o seu companheiro, tu disseste ao primeiro homem que ele tinha razão, e ao segundo homem, que afirmou o contrário, tu disseste que ele também tinha razão. Como isso é possível? O profeta respondeu: Por que deveria eu refutar os dois homens? Um deles vê o mal, o outro, o bem. Tu dirias que um deles vê falsamente? Nenhum dos dois disse algo equivocado, disseram apenas algo incompleto.
Em todo lugar sempre encontraremos pessoas que buscam aprender e outras que desprezam o saber. Uns buscam fazer o bem, outros praticam o mal sem importar-se com isso. Certa vez, um pastor perguntado sobre se sua igreja ia bem, respondeu: Vai bem, vai mal, vai mais ou menos. Ele quis dizer que em sua igreja havia pessoas que estavam bem, lutando pela fé e servindo a Deus. Havia pessoas mais ou menos, trabalhadoras, mas um pouco displicentes. E também aqueles que estavam mal, afastados da comunhão, negligentes em seu serviço.
Que Deus nos dê paciência para conviver com tipos deferentes de atitudes, entendendo a limitação de cada um. Que Deus nos dê sabedoria para discernir as pessoas e, principalmente, para sermos bons, dispostos a aprender, interessados em fazer o bem.
Sejamos sábios para o que é bom.