Resistindo ao inimigo

Leitura Bíblica: Filipenses 3.7-11

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1Pe 5.8).

Não é novidade e nem nos causa estranheza a informação de que temos um inimigo invisível. Somos alvo de permanente ataque do maligno. Por mais que busquemos o bem, somos atraídos pelo mal. O conselho bíblico é que devemos resistir. Com sobriedade e vigilância, com firmeza na fé, devemos lutar. No poder do Espírito Santo podemos enfrentar os obstáculos e ataques do inimigo. “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1Pe 5.10).
Tozer, falando sobre isto, ressalta a gravidade deste tema. Ele disse: “Há em nosso íntimo uma tendência à apostasia praticamente impossível de curar. O mais saudável dos seres humanos possui em si bactérias letais o suficiente para matá-lo dentro de 24h, exceto por um detalhe: o incrível poder do organismo humano de resistir ao ataque bacteriano. Todo corpo mortal deve combater os seus inimigos internos, dia e noite. Uma vez que se renda, a suas horas estão contadas. Pode-se dizer com certa literalidade que é lutar ou morrer”.
Precisamos lembrar que mais do que alvos do inimigo, somos alvos do amor e cuidado de Deus. Isso nos fortalece para que no lugar de ceder à tentação, nos empenhemos em enfrentá-la. Miguel Molinos disse: “Deve saber que a tua alma é o centro, habitação e o Reino de Deus. Portanto, para que, no fim, possa o soberano rei descansar no trono de tua alma, deve se cuidar para mantê-la pura, quieta, vazia e pacífica: pura de todo pecado e defeitos; quieta de temores; vazia de afeições, desejos e pensamentos; e pacífica na tentação e na tribulação. Deve sempre, então, manter o teu coração em paz, para que possas manter puro aquele templo de Deus, e, com uma intenção reta e pura, deve se trabalhar, orar, obedecer e sofrer, sentir abalares por nada do que agrade a Deus enviar a ti”. 

Olhe para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.