Subindo o morro

Leitura Bíblica: Salmo 17.5-8

Alongaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram (2Sm 22.37).

No texto de ontem fomos lembrados que a santidade vem através de “um milhão de pequenas coisas”. Não só a santidade, mas todas as grandes conquistas são ganhas a partir de diversas pequenas ações. A vida é um desafio, como uma maratona. E às vezes nos sentimos cansados e tentados a desistir. Pensando nisso lembrei da história do menino que acreditava não poder subir um morro. Não consigo subir nesse morro - disse o menininho - É impossível. O que vai me acontecer? Vou passar a vida inteira aqui no pé do morro. É terrível demais! Que pena! - disse a irmã - Mas olhe, maninho! Descobri uma brincadeira ótima! Dê um passo e veja se consegue deixar uma pegada bem nítida na terra. Olhe só para a minha! Agora, você veja se consegue fazer uma tão boa assim! O menininho deu um passo: A minha está igual! Você acha? - disse a irmã - Olhe a minha, de novo, aqui! Eu faço mais forte que você, porque sou mais pesada e por isso a pegada fica mais funda. Tente de novo. Agora a minha está tão funda quanto a sua! - gritou o menininho - Olhe! Esta, esta e esta, estão o mais fundas possíveis! É, está muito bom mesmo - disse a irmã - mas agora é minha vez, deixe eu tentar de novo e vamos ver! Eles continuaram, passo a passo, comparando as pegadas e rindo da nuvem de poeira cinzenta que lhes subia por entre os dedos descalços. Dali a pouco, o menininho olhou para cima. Ei, disse ele, nós estamos no alto do morro! Nossa! - disse a irmã - Estamos mesmo.
É fundamental pensar assim, subir um passo de cada vez. Olhar para o topo da montanha e imaginar que num só pulo podemos chegar lá é uma ilusão. Olhar para os muitos problemas e querer que eles se resolvam em um passe de mágica é desanimador. 
Nunca é demais lembrar disso. O desafio está na persistência, nos pequenos e firmes passos diários. Grande alegria é andar dia a dia seguindo a luz da Palavra de Deus. 

Pequenos passos, grande destino.