A medicina do perdão

Leitura Bíblica: Lucas 6.37-38

Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós (Cl 3.13).

Algumas pessoas acreditam que a vingança é um prazer. Não descansam enquanto não conseguem revidar o mal de que sofreram. Mas alegria verdadeira encontramos no perdão. O prazer da vingança é falso e de curta duração. A vida madura nos mostra o quanto é bom conseguir perdoar alguém. Quando perdoamos, nos aproximamos de Deus, pois perdoar é seguir o seu exemplo. Deus nos perdoou, agiu com misericórdia e nos salvou sem merecermos. Ele nos deu o exemplo de como devemos agir. “O perdão é a chave que abre as portas do ressentimento e as algemas do ódio. Ele quebra as correntes da amargura e os grilhões do egoísmo. O perdão de Jesus não apenas remove de nossos pecados, mas também faz como se eles nunca tivessem existido. Esse é o modo como precisamos perdoar. O Espírito nos capacita a agir assim através do amor de Deus em nosso coração” (Corrie Ten Boom). 
Corrie diz que Deus nos capacita a perdoar de uma forma completa. Um perdão que nos faz esquecer as ofensas. Não necessariamente uma perda de memória, mas o desaparecimento do incômodo da lembrança. Podemos até lembrar de alguns acontecimentos ruins, mas a lembrança já não nos causará mal, não trará novamente o sentimento de ira e desejo de vingança. Por isso, podemos dizer que perdoar é uma experiência de alegria. Qualquer outra atitude, senão o perdão, nos causará dano e tristeza. 
A Bíblia afirma que quem não perdoa não é perdoado. Os misericordiosos são os que alcançam misericórdia. Também encontramos em nosso texto base a afirmação de que com a medida que tivermos medido os outros, eles nos medirão. Quem vive julgando também é alvo de julgamento. Quando condenamos as pessoas, elas também nos condenarão. Dar e perdoar é uma forma de nos manter livres de retaliação. Que Deus nos ensine a perdoar nossos inimigos e assim possamos então orar: “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos inimigos” (Mt 6.12). 

Perdoar é o remédio para curar a inimizade.