Fiz por merecer

Leitura Bíblica: Salmo 143.8-12

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8).


Tudo o que fazemos só é possível pela permissão e, principalmente, pela força e capacitação que Deus nos dá. É fundamental reconhecer que tudo que temos e somos depende da graça de Deus. Muitos usam a frase: “Eu fiz por merecer”. Estão querendo passar a informação de que são responsáveis pelo resultado, que eles foram capazes de alcançar seus objetivos. “Esta é uma forma da pessoa dizer que ela é digna do resultado de seu esforço e dedicação. O ser humano vive numa missão de busca e conquistas. Quando isso não acontece, surge a decepção e desânimo” (José Roberto). A verdade é que não somos capazes, mas capacitados. A verdade é que não alcançamos o que queremos, mas o que Deus nos permite conquistar. 

Quando pensamos nesta questão em relação a nossa vida espiritual, mais ainda devemos lembrar que nossa salvação vem da graça e misericórdia de Deus. Nossas obras são reflexo da graça que alcançamos. Da mesma forma que nossas conquistas pessoais são possíveis somente pela ajuda de Deus (sem Deus nem conseguiríamos levantar da cama), nossa salvação só é possível pela sua ação graciosa. O pastor José Roberto continua dizendo: “Na vida cristã, recebemos de Deus inúmeras bênçãos como resultado da Sua bondade e do Seu amor paternal. Recebemos pela graça e não por merecimento. Não podemos fazer nada para merecer. Somos o que somos pela graça de Deus. Temos o que temos pela bondade de Deus. O único que é Digno de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor, é o Cordeiro que foi morto, mas vive - Jesus Cristo. Você já agradeceu a Deus por ser indigno, porém, amado por ele? Louvado seja Deus que, mesmo sendo nós indignos, ele nos ama com amor eterno e nos abençoa por Sua bondade”. Que possamos dia a dia ver como somos cercados pela graça, abençoados pelo amor e protegidos pela misericórdia.  


A vida é um presente de Deus.