Futuro desconhecido

Leitura Bíblica: Salmo 31.1-5

Andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém (Is 2.3b).

Surpresas se revelam dia a dia. Embora confiemos nas promessas de segurança do futuro eterno, o futuro próximo muitas vezes é incerto. Incertezas nos causam insegurança, ansiedade e preocupação. Mas, embora o que irá acontecer nos próximos dias seja incerto, não está oculto ao conhecimento de Deus. Ele conhece todos os nossos dias e é o nosso provedor para agora e será para sempre. “Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mt 6.8). Deus sabe o que precisamos, ele cuidará de nós. “Nunca tenha temor em confiar a respeito de um futuro desconhecido, se você conhece a Deus. O Senhor procura por homens que confiem completamente nele; e neles Deus manifestará o seu poder” (Corrie Ten Boom). As palavras de Corrie representam bem o que ela viveu. Primeiro tentou esquivar-se de seu chamado. Fez a seguinte oração: “Senhor, irei aonde me enviar, mas nunca me mandes para a Alemanha”. Como ela não estava conseguindo ouvir uma resposta de Deus, orou perguntando se havia alguma desobediência em sua vida. Corrie disse que Deus lhe respondeu com uma palavra: “Alemanha”. Ela viveu muitos anos nos campos de concentração e pôde compartilhar sobre o amor de Deus com suas colegas de prisão. 
Em uma viagem, é melhor andar por estradas já repetidamente utilizadas por nós. Quando temos que ir a um lugar desconhecido ficamos inseguros. Às vezes, queremos andar somente por caminhos mais fáceis, mas existem momentos em que Deus muda a direção de nossa vida. No lugar de resistir ao seu chamado, devemos confiar e nos entregar aos seus cuidados. “Guia, Cristo, minha nau. Sobre o revoltoso mar, tão enfurecido e mau, quer fazê-la naufragar. Vem Jesus, oh! Vem guiar, minha nau vem pilotar (Edward Hopper - Hino 141 NC - 327 CC). “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás” (Sl 31.3).

Andemos em confiança.