Reagindo ao Natal

Leitura Bíblica: Lucas 2.10-14

E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino (Lc 2.17).


Quando Jesus nasceu, houve diferentes reações ao seu nascimento. O Rev. Hernandes Dias Lopes enumera 4 destas reações dizendo: “O rei Herodes procurou matá-lo por ciúme. Sentiu-se ameaçado por Jesus e tentou afastá-lo de seu caminho. A segunda reação foi de indiferença. Os escribas, embora conhecessem os detalhes da profecia acerca do Messias, nem sequer foram a Belém para vê-lo; e, mais tarde, tornaram-se seus inimigos mais ferrenhos. A terceira reação foi de adoração. Os magos do Oriente vieram de longe para oferecer-lhe seus tesouros: ouro, incenso e mirra, confessando-o como rei, sacerdote e profeta. A quarta reação foi de proclamação. Vendo Jesus, os pastores passaram a proclamar a outros o que ouviram acerca dele”. 

O Natal é comemorado em muitos lugares. Mas o nascimento de Jesus não tem influenciado a todos. Este momento histórico nem sempre é acompanhado pela fé verdadeira. Em muitos lugares, Jesus é ignorado. A festa do Natal não tem praticamente nada a ver com Jesus. 

Mas como eu e você comemoramos o Natal? O Rev. Hernandes termina seu texto perguntando: “Como você tem reagido a Jesus, o Filho de Deus? Quem é Jesus para você? O que ele representa em sua vida? Que atitudes você tem tomado para conhecê-lo e torná-lo conhecido? Os apóstolos deram a vida para anunciar Jesus até os confins da terra. Os mártires verteram sangue para confessar esse Nome, que é sobre todo nome. E você, o que fará de Jesus, chamado o Cristo?” 

Nestes dias em que nos preparamos para comemorar o Natal, devemos refletir o que temos feito e o que iremos fazer através da boa nova que recebemos. Nasceu o Salvador, Cristo, o Senhor, e que a nossa reação seja: alegria, gratidão, adoração e proclamação. 


Comemore o verdadeiro Natal.