A realidade do sofrimento

Leitura Bíblica: Êxodo 3.7-10

Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor (Tg 5.10).

Otaviano Francisco escreveu um poema que diz: “Quem passou pela vida em branca nuvem, e em plácido repouso adormeceu; quem não sentiu o frio da desgraça, quem passou pela vida e não sofreu; foi espectro de homem, não foi homem, só passou pela vida, não viveu”. Embora não queiramos admitir, o sofrimento é um frequente companheiro nosso. Otaviano ilustra muito bem a realidade que todos nós vivemos. Passamos por aflições, tentações, somos extremamente frágeis. O que nos conforta não é a ausência do sofrimento, mas a presença de Deus em meio a nossa dor. O que nos conforta é a Palavra de Deus. Na Bíblia iremos encontrar muitas passagens que falam a respeito do sofrimento. A Bíblia também explica a razão do sofrimento. O pecado trouxe ao mundo a desordem e, consequentemente, o sofrimento. Com a queda de Adão e Eva o sofrimento humano tem início. Mas não estamos desamparados, a Bíblia nos ajuda a enfrentar o sofrimento. Tiago diz: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tg 1.2-4).
O sofrimento é uma realidade. Sua existência não significa a derrota da esperança, em Deus podemos suportar qualquer adversidade. Como disse o salmista Davi: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” (Sl 23.4). Se o sofrimento é um grande mal, ao mesmo tempo ele faz um grande bem, nos humilha e nos faz voltar até Deus. “Não há nada, além de Deus e da graça de Cristo, que mantém firme um homem que sofre, com uma boa vontade e uma boa consciência” (John Bunyan). Como disse C.S. Lewis: “Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo”.

Senhor Deus, ajuda-me.