Ação de Graças

Leitura Bíblica: Lucas 17.11-19

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Cl 3.17).

A presença de Jesus deu esperança a dez homens leprosos, e eles clamaram por misericórdia. Chamaram-no de “Mestre”. Sabiam que Jesus possuía controle absoluto sobre todas as enfermidades, sobre a morte, e tinham fé que os ajudaria. A primeira lição desta passagem para nós é: Reconheça a importância de Jesus. Devemos reconhecer que somente a misericórdia de Deus é capaz de nos curar e nos salvar. Reconheça sua necessidade. Independente das diferenças, deveríamos saber que todos nós somos carentes de graça e misericórdia. Todos nós somos carentes de Jesus. A lepra do pecado quer nos destruir e precisamos de Jesus. Em resposta ao pedido dos 10 leprosos, Jesus apenas ordena que eles vão e se mostrem aos sacerdotes. “Só os sacerdotes, autoridades sanitárias e inspetoras de saúde, podiam diagnosticar a lepra ou declarar uma pessoa curada da lepra” (William Hendriksen). A segunda lição para nós é: Obedeça Jesus. Siga o conselho dele por mais estranho que pareça. Ouça Jesus - A cura acontece no caminho da obediência. 
O que mais nos chama atenção neste texto é que todos eles foram curados, mas apenas um voltou para agradecer. Infelizmente, maior é o número dos que suplicam a Deus do que o número dos que o louvam. A terceira lição é: Sejamos agradecidos. Será que somos diferentes dos nove que não voltaram para agradecer? Com que frequência deixamos de dar o devido valor às bênçãos do Senhor e nos esquecemos de agradecer-lhe? Martin Rinkhart escreveu o hino “Demos graças ao nosso Senhor” durante a Guerra dos Trinta Anos, num período em que numa única semana, chegou a reali­zar trinta funerais, inclusive o de sua esposa. Apesar da guerra e da peste negra a seu redor, bem como da tristeza profunda em seu ser, Rinkhart foi capaz de agradecer ao Senhor de coração. “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (Sl 107.8, 15, 21, 31).

Dai graças ao Senhor