Caminho para a felicidade
Leitura Bíblica: Salmo 1.1-3
Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia (Sl 84.12).
Não permitas que sua felicidade dependa de algo que você possa perder. Esta frase inicial é do escritor C. S. Lewis e nos faz pensar como erramos em relação a isso. Todos os dias levantamos em busca da alegria e parece que nossa felicidade depende das conquistas e dos prazeres. Vivemos em uma sociedade materialista que associa alegria e prazer com a aparência e o poder de compra. A mensagem que nos é entregue dia a dia é que quanto mais posses tivermos, mais felizes seremos.
Mas devemos lembrar que o caminho para quem quer ser feliz não se encontra no ter ou obter, mas no ser. Feliz é aquele que pela graça de Deus encontra a Cristo. Como diz o salmista, o caminho para a felicidade é: não andar no conselho dos ímpios, não se deter no caminho dos pecadores, nem se assentar com escarnecedores (Sl 1.1). Deuteronômio 10.12-14 diz: “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?”
O caminho para a felicidade é o caminho do respeito, da obediência e do temor de Deus. O caminho da tristeza é o afastamento progressivo de Deus, na aproximação ao pecado e pecador. Andar, assentar e depois se deter no mal caminho. Em 2 Coríntios 11.3 Paulo nos alerta dizendo: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”.
Aproximemo-nos de Jesus. Na simplicidade do evangelho está a nossa paz, a nossa segurança de dias melhores e mais felizes. Deus quer nos conduzir pelo caminho da alegria, ele quer nosso bem. Entreguemos nosso caminho ao Senhor, certos de que o mais ele fará.
Alegria temos na palavra de Deus.