Lutas e temores

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 7.5-11

Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria (2 Co 8.2a).

Muitas vezes temos a impressão de que a vida dos outros é tão mais fácil. Que as dúvidas, medos, fraquezas diárias que enfrentamos não acontece com tantos outros. Mas será? O Pastor Luiz Henrique escreveu um texto sobre este assunto em que nos lembra do sofrimento de Paulo: “O apóstolo Paulo fala de uma guerra constante, sem trégua, na qual estava envolvido. Não fala como se estivesse acima das dificuldades e dos problemas que assolam a humanidade. Ser de Jesus, ser servo de Cristo não coloca ninguém numa redoma de vidro indevassável. Ser de Jesus não é uma garantia de tranquilidade e ausência de problemas, lutas e temores, ao contrário, muito ao contrário. Paulo não foge a regra. Ele é um homem que luta, mas não desiste, não desanima, não fica lambendo as feridas. Ele enfrenta. Ele vai à guerra. Ele encara o inimigo”. Paulo descreve um momento de sua vida dizendo que, além das lutas por fora, enfrentava temores por dentro.
As dificuldades e tristezas que enfrentamos diante de Deus produzem arrependimento e crescimento espiritual. Paulo disse isso em 2 Coríntios 7.10: “Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste” (NTLH). Saber que o sofrimento, o medo, a angústia e a tentação fazem parte da vida de todos nós, deve nos encorajar a lutar e não desistir. “Há muitas e cruéis dificuldades, mas é preciso coragem para continuar. Vamos em frente. Nosso alvo é Jesus de Nazaré. A nossa caminhada ainda não se encerrou. Enquanto houver fôlego de vida é preciso enfrentar e superar todos os obstáculos, pois, maior é aquele que está em nós” (L. Henrique). 
Que na força de Deus possamos vencer os obstáculos, lembrando que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5). O consolo de Deus transforma nossa tristeza em abundante alegria (Sl 30.11). 

Desistir jamais.