Palavra e poder

Leitura Bíblica: 1Tessalonicenses 1.2-7

Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto (Ap 1.3). 

Paulo elogia os tessalonicenses dizendo que eles tinham uma fé operosa, um amor abnegado e muita esperança em Cristo Jesus. Paulo também diz algo importante sobre aqueles irmãos que queremos destacar neste texto. Ele diz que o evangelho não chegou até eles somente em palavra, mas em poder. A. W. Tozer comenta: “Esses versículos ensinam que a mensagem do evangelho pode ser recebida de duas formas distintas - em palavra somente, sem poder, ou em palavra com poder. Não obstante, trata-se da mesma mensagem, quer venha em palavra, quer venha em poder. Quando a mensagem é recebida em poder, ocorre uma mudança tão radical em quem a recebe a ponto de ser chamado de uma nova criação. Todavia a mensagem pode ser recebida sem poder e, aparentemente, alguns a receberão assim, pois alguns parecem estar vivos, mas estão mortos”.
Paulo explica porque a Palavra de Deus foi acolhida pelos tessalonicenses não somente em palavra, em letra, em mero conhecimento. A palavra veio até eles em poder porque produziu frutos: “vos tornastes imitadores nossos e do Senhor”. A Palavra com poder gera discípulos, seguidores da verdade, ouvintes praticantes. Assim, eles mesmos se tornaram modelo a ser seguido. O testemunho daqueles irmãos era claramente visível a todos. 
Como a Palavra tem chegado a nós? Sabemos que em muitos lugares, infelizmente, poucas mudanças na vida acontecem. As pessoas conhecem a Palavra, mas não o poder de Deus. Existe muita ênfase na salvação e na bondade de Deus, mas pouca na necessidade de viver-se uma nova vida. Precisamos lembrar que somos salvos do pecado, não apenas salvos das consequências do pecado. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.17). Que possamos experimentar o poder da mensagem do evangelho, experimentar a nova vida e o milagre da ressurreição espiritual. 

Pratique o que aprendeu.