Servo de Cristo

Leitura Bíblica: Judas 1.1-3

Judas, servo de Jesus Cristo (Jd 1.1a).

Judas também era filho de Maria e José e não se apresenta como irmão de Jesus, mas como seu servo e escravo. Dizendo isso ele se coloca em uma postura de humildade e submissão a Deus. Um escravo não vive para si mesmo, mas para agradar a seu senhor. Um servo não tem sua vontade como prioridade, mas sim realizar a vontade de seu senhor. É importante dizer que ao contrário dos escravos de homens, ser servo de Deus é um privilégio. Não o fazemos forçadamente, mas servimos ao Senhor com alegria. Li uma história que ilustra muito bem como isso pode acontecer, um fato ocorrido na Califórnia, na época da exploração do ouro. Um rico empresário cristão viu uma jovem negra sendo vendida como escrava. Ele ofereceu o maior lance e a comprou. Ao ficar a sós com ela para informar seu gesto, ela lhe cuspiu na face. O empresário não desistiu. Falou-lhe do alto preço que pagou, mas a jovem voltou a insul­tá-lo. O empresário então disse: “Eu não paguei esse alto preço para que você se tornasse minha escrava, mas para libertá-la. Você está livre!”. A jovem, entendendo o que havia acontecido, prostrou-se aos pés do dono e disse: “Então, permita-me, a partir de hoje, servir-lhe voluntariamente como serva”. “Judas se apresenta como servo de Jesus Cristo, primeiro porque foi comprado e remido; depois, porque volunta­riamente quer servi-lo. É assim que somos servos de Jesus Cristo. Ele nos resgatou da escravidão do pecado e agora somos servos livres para servi-lo e adorá-lo” (Rev. Hernandes Dias Lopes). 
Mais do que qualquer título ou posição neste mundo devemos buscar ser servos de Cristo. Matthew Henry diz sabiamente que é mais honrável ser um servo de Cristo sincero e útil do que ser um rei terreno, independentemente do seu poder e prosperidade. Ainda, é uma honra maior ser servo fiel de Jesus Cristo que ser consanguíneo dele de acordo com a carne (Mt 12.48-50). 

Que Deus coloque em nosso coração amor pela sua obra.