Aflição e crescimento

Leitura Bíblica:  Salmo 84.5-7

Embora o Senhor vos dê pão de angústia e água de aflição, contudo, não se esconderão mais os teus mestres; os teus olhos verão os teus mestres (Is 30.20).


O tempo de maior perseguição foi quando a igreja cristã mais cresceu. Quando tentavam acabar com igreja, ela se multiplicava. O sangue dos mártires foi a semente da igreja. John Knox conta que na ocasião em que Patrick Hamilton foi queimado na fogueira, John Lindsay comentou com o bispo James Bettoune: “Meu Senhor, se queimardes outros, destruireis a vós mesmos; se os queimardes, que a incineração seja feita em porões vazios, porque a fumaça do Sr. Patrick Hamilton contaminou todos aqueles sobre os quais ela soprou”. Dizem a respeito de uma mulher chamada Cecília que, devido ao seu testemunho, antes e após seu martírio, 400 pessoas se converteram. “Pelo sangue e pela oração, a Igreja converte o mundo todo”, disse Lutero. “Quanto mais somos cortados, mais persistimos”, disse Tertuliano.  

Se olharmos para o passado, vamos ver que a igreja hoje passa por muito menos oposição. Mas é claro que ainda existe perseguição e dificuldades, seja contra a igreja como também individualmente. E da mesma forma as dificuldades servem para nos fortalecer. O poder de Deus é glorioso, o cuidado de Deus é sem igual. Ele em todo tempo preserva a nossa vida. Na adversidade, Deus nos anima, também nos fortalece e, através de nosso testemunho, influencia outros a seguirem o caminho da verdade. Paulo diz em Romanos 12.12: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”. Acredito que este versículo resume muito bem qual atitude devemos tomar diante do sofrimento. Não devemos deixar a tristeza tomar conta de nós. Nossa alegria permanece baseada na esperança de dias melhores. No lugar da ansiedade e do medo, buscamos manter a paciência mesmo diante das tribulações. Sabendo que as dificuldades são um exercício para a nossa fé e fazem parte do caminho da vitória. Por isso somos perseverantes, não apenas com nossas forças, mas encontrando forças para continuar através da oração. 


A aflição faz melhor o coração.