Controle da ira

Leitura Bíblica: Romanos 12.17-21

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira (Ef 4.26).

Um neto foi falar com o avô, com raiva de um amigo que havia lhe feito uma injustiça. O avô disse: Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que “aprontaram” tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos. É difícil pensar em amar alguém que você não gosta, amar quem o prejudica ou alguém que o ofendeu. Mas, por mais que tentemos, ou que queiramos, a verdade é que o ódio corrói nosso espírito, e somos os maiores prejudicados. Pense em como você pode amar a seu semelhante, não importando o que ele fez, ou qualquer que tenha sido a atitude dele. Afinal, só o amor constrói.
Quando alguém nos faz mal, primeiro pensamos em revidar. Mas, sabendo que a vingança é algo ruim, não criamos coragem para atacar o outro. A partir daí, geralmente tomamos duas atitudes também erradas. Estas atitudes são: falar mal de quem nos ofendeu e alimentar no coração a ira. Precisamos entender que tão ruim quanto revidar com ações é revidar com palavras. E talvez pior ainda é ficar em silêncio, alimentando ódio em nosso coração contra alguém. Como disse o avô: alimentar o ódio é o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. 
É muito difícil perdoar, porque é muito difícil entender o que levou a outra pessoa a nos atacar, desprezar e perseguir. Mas o amor não exige explicação. Não podemos deixar que a ira se prolongue por muito tempo. Quando ofendidos, ficamos irados, a Bíblia diz que dar lugar a ira é legítimo (Rm 12.19). No lugar de agredir alguém é melhor ficarmos bravos ou com raiva da pessoa. Isso acontece constantemente. Mas depois devemos nos acalmar e com o tempo esquecer. Nosso texto base diz que a Deus pertence o julgamento e a vingança, não devemos revidar o mal com o mal, mas fazer o bem a todos.

Viver em paz é saudável.