Deixa torto

Leitura Bíblica: Eclesiastes 7.10-14

Atenta para as obras de Deus, pois quem poderá endireitar o que ele torceu? (Ec 7.13)

Coisas tortas, problemas e sofrimento estão por todo lado. “As coisas tortas na vida são um teste para nos ajudar a determinar se realmente estamos confiando em Cristo para a nossa salvação. O sofrimento faz parte do nosso preparo para a eternidade. A razão pela qual existe o torto em tudo é porque há pecado no mundo, inclusive nosso próprio pecado. Há momentos em que o sofrimento serve como instrumento da justiça de Deus, como uma punição (ou, para o crente, um castigo) por nosso pecado” (Thomas Boston).
Precisamos nos firmar na certeza de que Deus sabe o que faz. O que é torto também está incluído, faz parte do propósito de Deus. “Quando algo na vida parece torto, costumamos ser rápidos em sugerir-lhe como endireitá-lo. Em vez disso, devemos permitir que Deus nos endireite!” (Philip Graham Ryken). Devemos descansar e confiar em Deus. Não podemos “endireitar” o que ele torceu. Podemos descansar, que no momento certo todas as coisas serão somente retas. “Jesus sofreu a cruz, que era a porção que Deus lhe dera. E ele confiou em seu Pai, esperando que ele endireitasse as coisas no tempo certo ressuscitando-o no terceiro dia. Se Deus foi capaz de endireitar algo tão torto quanto uma cruz, então certamente podemos confiar que ele fará algo com o que é torto em nossa porção” (Grahan). 
Certa vez, um médico fez uma pergunta a um paciente que estava com um câncer em estado terminal: Se Deus fizesse algo em sua vida, você o mudaria? Se Deus lhe desse algo torto, você o endireitaria ou você confiaria a Deus todas as coisas tortas na sua vida e esperaria que ele as endireitasse? Todas as coisas só podem ser alteradas segundo o poder e orientação de Deus e serão endireitadas no tempo de Deus. Se tivéssemos uma forma de mudar as coisas, o resultado não seria tão bom como imaginamos. Devemos atentar, lembrar, pensar nas obras de Deus e confiar em sua sabedoria. 

Deus é sempre bom.