Humildade e honra

Leitura Bíblica: Salmo 18.24-28

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus (Mq 6.8).


O mundo, dia a dia, vem se tornando um lugar onde o ser visto é mais importante do que ser digno. No lugar de ser melhor, pensamos em como aparecer melhor. O que esquecemos é que virtude aparente tem pouca duração. Sei que os tempos de hoje são diferentes, não quero dizer com isso que não podemos ser vistos. O cuidado que devemos tomar é, primeiramente, verificar se aparência condiz com a realidade. E principalmente se as boas coisas que fazemos são para a glória de Deus. Jesus disse: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste” (Mt 6.1). Repare que o texto não diz que devemos fazer boas obras escondidos. Ele diz que a finalidade dessa bondade e justiça não deve ter como objetivo aparecer e sim, ajudar ao próximo. Por isso que a humildade precede a honra (Pv 15.33). Quando fazemos as coisas com humildade somos honrados por Deus e pelo nosso próximo. Se nosso objetivo for apenas aparecer, o máximo que iremos receber serão aplausos de algumas pessoas, mas não o galardão de Deus. 

Viver em humildade é viver perto do manancial de bênçãos. Como disse Spurgeon: “A humilde da alma sempre traz consigo uma bênção positiva. Se esvaziarmos nossos corações do egoísmo, Deus os encherá com Seu amor. Quando um homem é sinceramente humilde, e nunca se atreve a buscar um grão sequer de louvor, praticamente não há qualquer limite àquilo que Deus fará por ele. A humildade nos faz prontos para sermos abençoados por Deus com toda graça, e nos faz aptos a lidar de maneira eficiente com nossos semelhantes. A verdadeira humildade é a flor que enfeitará qualquer jardim. Esse é o molho que você pode temperar todos os pratos da vida, e ele será proveitoso em todos os casos. O genuíno sal da humildade nunca é usado em excesso”.


Vivamos a grandeza da humildade.