O extraordinário no ordinário

Leitura Bíblica: Salmo 34.1-8

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus (Fp 4.7).


Ao levantar, ao se arrumar, ao tomar café, ao dirigir, ao chegar no trabalho, nas conversas com os amigos, ao entrar em casa, ao dormir, em todo tempo podemos nos alegrar. Os pequenos eventos são importantes e porque não dizer grandes momentos. “É bom lembrar que a vida não consiste numa série de ações ilustres ou elegantes alegrias; a maior parte do nosso tempo é gasta com satisfazer necessidades, realizar nossas tarefas diárias, remover inconveniências irrisórias, procurar pequenos prazeres” (Johnson). Por que limitar a alegria apenas a alguns momentos importantes? “Queremos que a vida tenha sentido, queremos realização, cura e até êxtase, mas o paradoxo humano é que encontramos tudo isso começando onde estamos. Precisamos procurar por bênçãos em lugares improváveis, cotidianos” (Kathleen Norris). Queremos viver a felicidade e a procuramos sempre longe do momento presente. Esquecemos que ela está aqui agora. Está na vida que vivemos hoje, no ar que respiramos, na paz que excede todo entendimento que é dada por Deus a nós. 

Da mesma forma, algumas vezes limitamos a nossa vida com Deus a nossos momentos com ele no culto de domingo. Esquecemos que o Espírito Santo habita em nós e que cada momento é um momento de culto. Ricardo Barboza disse: “A espiritualidade de muitos cristãos é vivida por espasmos. Uma sensação nova em algum culto, uma experiência arrebatadora num retiro, uma emoção diferente numa música. Ela está sempre ligada a algo extraordinário, fora da normalidade ordinária do dia a dia”. “A espiritualidade cristã está na maneira como percebemos a presença de Deus nos eventos mais comuns e monótonos de nossas atividades diárias” (Tish Warren). 

A vida é extraordinária, vivemos um milagre a cada instante. Que tenhamos um coração grato, que saibamos extrair grande alegria de cada momento e, principalmente, que tenhamos comunhão com Deus através de uma vida de adoração. 


Viver é maravilhoso.