Uma fé pequena

Leitura Bíblica: 1 João 5.1-5

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé (Hb 2.4).

Crer no Senhor Jesus, um pequeno passo, mas o mais importante passo. “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 Jo 5.5). Muitas vezes ficamos ansiosos e preocupados pois, mesmo sentindo que temos fé, achamos que ela é pequena demais ou insuficiente. Mas o que precisamos primeiramente é crer, ter fé. “Fé pequena é fé verdadeira e grande também. O homem pequeno é um homem da mesma forma que um homem grande. Um pouco de água é água tão verdadeira quanto o oceano inteiro. A fé fraca pode tornar-se forte com o passar do tempo. A fé do tamanho de um grão de mostarda torna-se uma árvore grande. Os discípulos, tão fracos antes, tornaram-se extremamente fortes depois que o Espírito Santo lhes foi enviado e não se amedrontam diante dos tiranos” (John Rogers).
Se temos fé, temos potencial de vencer. Se temos fé, temos a melhor semente plantada em nosso coração. Se temos fé, temos algo que pode crescer de forma sobrenatural. Se temos fé, nossa vida não tem limites. Jesus disse: “Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mt 17.20). Assim como a minúscula semente se torna uma grande e poderosa árvore, se cultivarmos a fé, ela irá se desenvolver. 
Não temos motivo a temer, por menor que seja a nossa fé, não devemos nos intimidar. Podemos ter dificuldades quando entendemos errado o que é fé. Algumas vezes podemos achar que fé é força pessoal. Na verdade, fé é exatamente o contrário. Fé é confiar, fé é depender da força de Deus. Claro que fé não é ausência de luta, mas é lutar segundo o poder e força de Deus. 
“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Jd 1.20-21).

Senhor, aumenta-nos a fé.