Conhecimento aplicado

Leitura Bíblica: Colossenses 1.9-11

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! (Rm 11.33)

Em João 8.31-32, Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Somos chamados a crer e permanecer na verdade. O conhecimento e a aplicação da verdade nos vivifica e fazem parte da vida do cristão. Disse o salmista: “Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida” (Sl 119.93).  Conhecemos a verdade? Praticamos a verdade? O conhecimento tem valor quando é aplicado e praticado. Imagine ter em sua casa o remédio indicado para a cura de sua enfermidade, mas deixá-lo guardado no armário. Um medicamento só fará efeito quando tomado. 
Deus não nos deixou entregues a nossa própria miséria. Thomas Watson disse: “Cristo é chamado de Fiador (Hb 7.22, ACF). Ó que alegria saber que Cristo é meu Fiador, quando estou afogado em dívidas! Cristo é chamado de Advogado (1 Jo 2.1). Ó quão consolador, quando eu tenho uma causa ruim, saber que Cristo é o meu Advogado, que nunca perdeu nenhuma causa pela qual Ele advogou!” Que bênção saber que mesmo em meio a dívidas, encontramos um fiador disposto a nos ajudar. Como é bom saber que Jesus advoga em nossa causa que parece causa perdida. 
Paulo orou pelos colossenses para que, dia a dia, pudessem crescer em conhecimento. “Não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (Cl 1.9). Somente através do conhecimento e aplicação do mesmo poderemos viver “de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra” (Cl 1.10). Paulo ainda diz que através do conhecimento de Deus seremos “fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria” (Cl 1.11). Caminhemos rumo a riqueza do conhecimento da glória de Deus. 

Vivifica-me segundo a tua palavra.