Entre no carrinho

Leitura Bíblica: Hebreus 10.37-39

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).


Certa vez, ouvi a história de um homem que empurrava um carrinho de mão, atravessando o rio Niágara de um lado para o outro sobre uma corda bem esticada. Milhares de pessoas gritavam quando ele fazia isso. Certa vez, ele colocou um saco de areia de quase 100 quilos no carrinho e atravessou o rio de um lado para o outro com ele. Então se voltou para a multidão e disse: Quantos de vocês acreditam que eu posso atravessar com um homem no carrinho? E o povo o ovacionou. Um homem na primeira fila estava muito entusiasmado ao dizer que acreditava. Ele então virou-se para aquele homem e disse: Você é o próximo! O homem saiu mais que depressa dali! Ele não acreditava realmente. Ele só achava que acreditava, mas na verdade não estava disposto a entrar no carrinho de mão. 

Esta ilustração já é bem conhecida, mas sempre oportuna para demonstrar o que é uma fé verdadeira. Billy Graham a comenta dizendo o seguinte: “O mesmo acontece com Jesus. Muitos dizem que creem nele, que querem segui-lo, mas jamais entraram no carrinho de mão. A verdade é que eles nunca se comprometeram ou se renderam a Cristo por completo, de todo o coração”.

A verdadeira fé é uma entrega confiante. Ter fé é ter uma atitude de obediência, viver para servir. Seguir o chamado de Deus sem questionar. Hebreus 11.6 diz que aquele que se aproxima de Deus deve crer na sua bondade, confiar no seu cuidado e proteção. Sem fé é impossível agradar a Deus. Como poderia Deus se agradar de nossa desconfiança? O justo viverá pela fé (Hb 10.38). Devemos orar como os apóstolos que pediram a Jesus: “Aumenta-nos a fé” (Lc 17.5). Pela fé, nos movemos e seguimos adiante mesmo diante das grandes oposições. A fé impede o retroceder. “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (Hb 10.39). 


Com fé estamos dispostos a entrar no carrinho.