Esperança poderosa

Leitura Bíblica: Romanos 5.3-5

Por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus (1Pe 1.21).

A espera de um bom acontecimento nos alegra o coração. Seja o dia do casamento, o início de um novo emprego, o dia em que vamos fazer uma viajem ou uma compra especial. Mas nada pode se comparar ao poder da esperança da glória de Deus. Mesmo que nossa esperança seja pela fé, mesmo que seja uma esperança espiritual, ela é uma esperança extraordinária. Ao contrário de qualquer outra esperança, nada pode apagar a alegria que temos durante a espera. Como disse Paulo, na esperança podemos até nos gloriar nas tribulações. A verdadeira esperança gera uma expectativa alegre que nem mesmo as piores tribulações deste mundo podem frustrar. Paulo disse: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Rm 5.3-5). Jonathan Edwards assim comentou este texto: “Isso equivale ao apóstolo ter dito que, por meio da esperança de uma recompensa bendita, que mais do que compensará abundantemente toda a tribulação, somos capazes de suportar a tribulação com paciência; suportar resignadamente e esperar pacientemente pela recompensa. E a paciência produz experiência, porque, quando suportamos a tribulação com uma paciente espera pela recompensa, isso traz a experiência da garantia da recompensa, a saber, a garantia do Espírito, em sentirmos o amor de Deus amplamente derramado em nosso coração pelo Espírito Santo”.
Esperamos por algo tão importante que realmente compensa suportarmos toda tribulação com perseverança. Quanto mais esperamos com paciência, mais experiência adquirimos e mais força obtemos. Experiência de uma esperança renovada fortalecida, centrada nas promessas eternas e desprendida das alegrias passageiras.

A esperança neutraliza o efeito amargo da tribulação.