Foge e segue

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.1-11

Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2.22).

Paulo escreveu a Timóteo na intenção de ajudá-lo em seu ministério. No capítulo 6 de 1 Timóteo, Paulo fala sobre a necessidade de perseverança. Enquanto muitos haviam abandonado o caminho, Timóteo deveria permanecer firme. Para instruir seu filho na fé, Paulo usa duas palavras importantes que resumem qual deve ser nossa atitude dia a dia. Essas palavras são: foge e segue. 
Paulo chama Timóteo de homem de Deus e diz: “Foge dessas coisas” (1 Tm 6.11). Do que devemos fugir? Paulo está se referindo ao começo do capítulo 6 quando ele discorre a respeito da vida daqueles que haviam se afastado de Deus. Foge das contendas de palavras (1 Tm 6.4-5), das discussões insensatas que geram invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas e discussões sem fim. Paulo ainda exorta: Foge da avareza (1 Tm 6.5b-10). Um homem de Deus não é apegado às coisas materiais. Ele não ama o dinheiro, mas o Senhor. Ele busca uma vida santa e sabe que a piedade, com contentamento, é grande fonte de lucro. 
O apóstolo Paulo continua dizendo: “... segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (1 Tm 6.11). Devemos fugir dos maus caminhos e seguir adiante. Não devemos desistir, mas prosseguir. O servo de Deus segue a justiça - ele foge da injustiça e busca o que é justo. Segue em piedade - foge da vida impura e segue a piedade. Segue a fé - ele foge da incredulidade, da mentira e segue a fé. Confia na Palavra e crê nas promessas de Deus. Segue em amor - ele foge das altercações sem fim, das brigas e segue o amor. Segue em constância - ele foge do estilo de vida inconstante e segue em constância. Segue a mansidão - ele foge da irritação, da tempestade emocional e segue em mansidão. 
Que Deus nos dê sabedoria para decidir do que devemos fugir e para onde devemos seguir. Lembrando que os caminhos de Deus são caminhos de paz e salvação.

Siga Jesus.