Movidos pela fé

Leitura Bíblica: Romanos 1.16-17

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé (Hc 2.4).

Antigamente gostava muito de comprar CDs (Compact Disk) e assim tinha uma coleção muito grande. Quando alguém perguntava o que eu gostaria de ganhar de presente, eu dizia: um CD. Se a pessoa quisesse dar algo de maior valor, eu dizia: podem ser dois ou três CDs. É interessante notar que aquilo que é importante pra nós sempre está em nossa prioridade. A fé é dom de Deus, é presente que ele nos deu por sua graça. A fé é o melhor e mais importante presente que ganhamos. Nosso desejo maior deve ser de que a fé permaneça em nós e que aumente dia a dia. Thomas Watson disse: “Como o ouro é o mais precioso entre os metais, assim é a fé entre as graças. A fé nos corta da oliveira selvagem e nos enxerta em Cristo. A fé é a artéria vital da alma”. Quem não tem a fé verdadeira está morto, mesmo que ainda vivo fisicamente, sua alma não tem vida. 
Como ter e manter a fé crescida num tempo tão adverso, em que as pessoas buscam uma fé mística, uma fé falsa? Jesus chegou a dizer: “quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc 18.8). Para manter a fé, precisamos alimentá-la com oração e estudo da Palavra de Deus. Para fortalecer a fé devemos viver a praticá-la. “Assim, a fé é um princípio vivo, e a vida de um santo não é senão uma vida de fé. Sua oração é a respiração da fé (Tg 5.15). Sua obediência é o resultado da fé (Rm 16.26). Um homem piedoso vive pela fé em Cristo, como o feixe de luz vive no sol: e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20)” (Watson).
Viver pela fé é viver em confiança. Podemos dizer como Paulo: “porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” (2 Tm 1.12). Quem vive pela fé aguarda com paciência ser consolado. Diante dos problemas não tem pressa, mas confiança. Não se envergonha, pois sabe que Deus não falha. Pela fé podemos afirmar: “Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro” (Pv 18.10). 

A fé é a âncora da alma.