O Senhor reina

Leitura Bíblica: Salmo 97.1-6

Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida (Sl 56.13).

O Salmo 97 começa com a maravilhosa afirmação: “Reina o SENHOR. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas”. Muitos podem não admitir, alguns tentam ignorar, mas é certo que o Senhor reina. Seu reinado é universal e por isso a sua alegria se espalha por toda terra. Charles Spurgeon, sobre este salmo, disse: “Esta é a expressão-chave do salmo - o Senhor reina. Ela é, também, a essência da proclamação do evangelho e o fundamento do Reino mencionado no evangelho. Jesus veio, e todo o poder é dado a Ele no Céu e na Terra; portanto, os homens são convidados a render-lhe sua fé obediente”. 
O Senhor reina, devemos proclamar esta verdade. Enquanto os reis da terra são imperfeitos e, muitas vezes, injustos e opressores, Deus, Rei do céu, age com justiça, com amor e misericórdia. “Alegre-se a Terra, porque há motivo para alegria. O reino do infinitamente gracioso Jeová é a esperança da humanidade e, quando todos se renderem a Ele, a raça terá seu paraíso restaurado. A própria Terra poderá muito bem se alegrar por seu Criador e soberano Senhor haver vindo aos que são Seus, e toda a raça humana também se alegrará, porque Jesus traz bênçãos incalculáveis a todo indivíduo disposto. Exultem as incontáveis e distantes ilhas” (Charles Spurgeon).
Deus está no controle e com toda a sua glória cuida de nós. Podemos trocar a sensação de insegurança pela certeza da confiança nas promessas de Deus. Podemos dormir tranquilos mesmo em meio às tempestades, pois Deus é o capitão do navio e, não somente isso, ele é o dono dos mares. Mesmo diante das maiores perseguições, podemos dizer como o salmista: “Os que me espreitam continuamente querem ferir-me; e são muitos os que atrevidamente me combatem. Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?” (Sl 56.2-4).

Alegre-se, sossega o coração. O Senhor reina!