Para frente

Leitura Bíblica: Gênesis 19.17-26

Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus (Lc 9.62).

Voltar a fazer coisas ruins é uma experiência amarga. Nunca deveríamos fazer isso. Se sabemos que uma coisa não é boa, que praticá-la vai nos trazer dor e sofrimento, porque então voltar novamente a praticá-la? Devemos voltar a fazer apenas as coisas boas que abandonamos. Podemos voltar às boas obras, ao primeiro amor. Mas voltar ao que não é bom, além de ser uma péssima ideia, é algo muito perigoso. João Cassiano escreveu um texto sobre este assunto em que dizia: “Tenha cuidado para não pegar de volta coisa alguma a que você renunciou e abandonou. Cuidado para não se afastar do campo da obra evangélica, contrariamente ao mandamento do Senhor, e encontrar-se vestindo a capa que havia tirado. Não desafie a palavra de Cristo, descendo do telhado da perfeição e ousando retomar qualquer coisa a que tenha renunciado e abandonado”. 
Devemos permanecer atentos, continuando no caminho e seguindo em frente. Nossa fé está baseada em uma verdade que não muda e, nessa verdade, podemos nos manter firmes. Na verdade, podemos avançar, prosseguir e progredir. Quem começa bem e olha pra trás é quem infelizmente nunca conheceu a verdade. Podemos até tropeçar, mas logo levantamos seguindo adiante. Como diz o texto de Lucas 9.62, quem olha para trás não é apto para o reino de Deus. Não é salvo aquele que apenas começa, que dá os primeiros passos no caminho, mas aquele que pela graça de Deus se mantém no caminho e persevera até o fim. 
Deus havia prevenido a todos: “Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás” (Gn 19.17). A mulher de Ló, que até então estava no caminho, pois tinha sido levada com sua família para fora da cidade, olhou para trás e se transformou em uma estátua de sal. Devemos nos alegrar com a misericórdia de Deus que nos livrou da morte e nunca desejar voltar ao caminho da perdição. Devemos nos apressar em fugir do que nos leva para trás.

Fique atento, siga em frente, continue no caminho.