Perdão e liberdade

Leitura Bíblica: Hebreus 9.13-14

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal (Jo 17.15).

O cristão está livre do pecado, mas não de pecar, infelizmente. Enquanto vivermos neste mundo ainda seremos atraídos e muitas vezes cairemos no pecado. Digo que o cristão está livre do pecado, pois já não é mais escravo do pecado, não vive pecando. “A força e o poder do pecado já foram destruídos. Os cristãos hoje têm recursos disponíveis para levar uma vida além e acima deste mundo. A Bíblia nos ensina que todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado. É como uma garotinha que certa vez disse que quando o diabo bate à porta para tentá-la, ela envia Jesus para atender” (Billy Graham). 
Estamos livres do pecado, pois mesmo quando pecamos podemos nos arrepender, confessar e seguir adiante. Temos paz com Deus, pois ele nos limpa de todo pecado. Um criminoso tem a consciência pesada, alguns não suportam viver com o peso do crime que cometeram. Chegam a ficar felizes quando são presos, outros até se entregam por não suportar a angústia da voz da consciência o acusando. Mas nós, como cristãos, experimentamos a paz de Deus que é até difícil de explicar. Enquanto o criminoso recebe o castigo da cadeia, os filhos de Deus são perdoados e têm a consciência limpa. 
Fato é que mais do que justificar nossos erros e pecados devemos confessá-los. Cada vez mais, no lugar de confessar, estamos arrumando desculpas para pecar. Quando agimos assim, a alegria da salvação vai cedendo lugar para a angústia. É impossível viver em paz com Deus e na prática do pecado ao mesmo tempo. Uma consciência purificada é resultado de um relacionamento correto com Deus. Só quando buscamos viver em comunhão com Deus temos a nossa consciência limpa. Podemos deitar em paz e logo pegar no sono. 
É interessante pensar que, se até o ímpio fica incomodado com seu pecado, muito mais nós sofremos quando demoramos a buscar o perdão. Mas ainda há tempo para clamar a Deus por perdão. 

Restitui-me a alegria da tua salvação.