Teme a Deus

Leitura Bíblica: 1 Pedro 1.17-21

O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte (Pv 14.27).


Cremos em Deus, o invocamos e chamamos de Pai. E se realmente temos fé em Deus, devemos também temê-lo. Mas o que é temer a Deus? Muitos têm aquela lembrança da infância quando a mãe dizia: Deus está vendo! Deus parecia mais um tirano que a qualquer momento iria nos punir devido ao nosso mau comportamento. Deus realmente tudo vê e precisamos ter medo de ofendê-lo. Mas o temor não pode ser motivado apenas por medo de ser punido ou de perder a salvação. Tememos a Deus, pois ele é nosso companheiro inseparável. Da mesma forma que respeitamos a quem gostamos, da mesma forma que quando temos um compromisso com alguém, cuidamos de honrá-lo, não queremos quebrar a aliança que temos com Deus. Não queremos decepcioná-lo e nos preocupamos com a sua vontade. “Quanto mais um cristão crê e ama, e regozija-se no amor de Deus, certamente, mais relutante está em desagradá-lo; e, se corre o risco de desagradá-lo, tanto mais teme isso” (Robert Leigthon).

Quando temos o temor a Deus como princípio de vida resistimos e fugimos do pecado, nos afastamos do que pode nos levar a uma maior tentação. Buscamos preservar nossa fé, nos alimentando com a Palavra de Deus. Pedro disse: “portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (1 Pe 1.17). Durante os dias que nos restam aqui na terra devemos respeitar e temer a Deus. Lembrando sempre do grande amor de Deus que entregou seu filho para morrer por nós. “Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha” (1 Pe 1.18-19 - NTLH). A morte e ressurreição de Jesus trouxeram para nós a fé, em Deus temos a esperança renovada. Em gratidão ao grande amor e cuidado de Deus, devemos viver em santo temor (1 Pe 1.20-21). 


Temer é desejar agradar a Deus.