Todo ouro do mundo

Leitura Bíblica: Mateus 24.1-2; Mateus 4.8-11

Ninguém pode servir a dois senhores… Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mt 6.24).

Todo o ouro do mundo caberia em uma sala? Uma matéria da BBC News Brasil disse que as estimativas da quantidade de ouro no mundo variam entre 155 mil a até 2,5 milhões de toneladas. Segundo cálculos do megainvestidor americano Warren Buffet, seriam 171,3 mil toneladas de ouro no mundo – ou seja, caberiam em uma sala quadrada com paredes de 20,7 metros de comprimento e 9,8 metros de altura. Os cálculos obviamente não consideram o ouro ainda embaixo da terra.
Em Mateus 24.1-2 lemos: “Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”. Vemos aqui a admiração dos discípulos com a beleza do templo e a declaração de Jesus dizendo como aquilo era insignificante. Aquele lindo templo de mármore branco, bordejado de ouro, seria arrasado pelos romanos, quarenta anos depois. 
As riquezas desse mundo são insignificantes, o ouro cabe em uma sala, as grandes construções serão derrubadas. A destruição do templo é um símbolo do que vai acontecer na segunda vinda. Não ficará pedra sobre pedra. “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mt 16.26). A aparência deste mundo passa. Paulo sabiamente nos alerta: “Os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa” (1Co 7.31). O que parece muito importante hoje, com o tempo perde o significado. Precisamos tomar cuidado em como investimos nosso tempo, dinheiro e adoração. Quando o diabo levou Jesus a um monte alto e mostrou-lhe os reinos do mundo e a glória deles, disse a Jesus: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. Jesus respondeu: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 8.9-10).

Segurança e riqueza temos em Jesus.