Vestindo-se da verdade

Leitura Bíblica: Salmo 119.29-33 

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12.3).

Certo burro de ideias, cansado de ser burro, resolveu ser leão. Mas como, estúpida criatura? Muito bem. Há ali uma pele de leão. Visto-a e pronto! Viro leão! Assim fez. Vestiu-a e pôs-se a caminhar pela floresta, majestosamente, convencido de que era o rei dos animais. Não demorou muito e apareceu o dono. “Vou pregar-lhe o maior susto da vida”, pensou lá consigo o animalejo e lançando-se à frente do homem desferiu um formidável urro. Em vez de urro, porém, saiu o que podia sair de um burro: um zurro. O homem desconfiou: Leão que zurra…! Que história é essa? Firmou a vista e logo notou que o tal leão tinha orelhas de asno. Leão que zurra e tem orelhas de asno há de ser na certa o raio do Cuitelo que me fugiu ontem do pasto. Grandessíssimo velhaco! Espera aí… E agarrou-o. Tirou-lhe a pele de leão, dobrou-a, fez dela um pelego e, montando no pobre bicho, tocou-o para casa no trote. Toma, leão de uma figa! Toma… - e pregava-lhe valentes lambadas. Quem vestir pele de leão, nem zurre e nem deixe as orelhas de fora.
Esta fábula é uma clara demonstração do quanto, além de ridículo, é impossível ser o que não somos. Um ator que interpreta um papel, por melhor que seja sua apresentação, não se torna ou se transforma em quem está representando. A fábula disse que o burro estava cansado de ser burro. Muitos estão cansados da vida que levam. Mas o problema não está em quem são, ou em como foram criados. O problema geralmente é que, além de desprezarem a si mesmos, valorizam em excesso a vida dos outros. Por desprezarem a si mesmos, não se empenham em polir seus dons, em utilizar seus talentos e em dedicar-se no trabalho de desenvolver. Muitos vão pelo caminho que parece fácil. Se vestem com a pele do outro, copiam o modo de ser do outro, imitam os outros, mas, como na fábula, na vida isso não vai funcionar. Seja o melhor de você mesmo, seja o que Deus preparou para você ser. 

Seja você mesmo.