A armadura
Leitura Bíblica: Efésios 6.13-18
Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pe 5.8).
De certa forma, podemos identificar uma pessoa pelo tipo de roupa que ela usa, pois esta depende do papel que estamos desempenhando. O advogado usa terno; a noiva, um vestido longo; o médico, roupas brancas; o policial, farda. A roupa é adaptada dependendo da ocasião, atividade, local e clima.
Em Efésios, Paulo ensina que o cristão vive uma mudança em sua vida quando se encontra com Cristo. Ele usa a metáfora do vestuário para explicar isso. Em Cristo somos uma nova criação. Nossa velha humanidade é tirada e passamos a vestir uma nova: no lugar da mentira é preciso falar a verdade, a ira deve ser controlada, no trabalho deve haver honestidade, no trato com as pessoas é preciso haver bondade e amor.
Esta mudança de roupas não acontece sem lutas. Por isso, além dessas novas roupas, Paulo diz que devemos vestir a armadura de Deus: uma roupa adequada para enfrentar os ataques do inimigo. Faz parte da astúcia do diabo nos fazer pensar que ele não existe, que nossa luta é contra seres humanos e problemas comuns. Mas, por trás das aparências, é travada uma batalha espiritual. Nossa luta não é apenas contra nosso patrão, nossos familiares ou as contas do mês. O apóstolo fala de um inimigo externo, cujos assaltos podem ser esperados. Como resistir aos ataques do inimigo? Somos chamados a vestir a armadura de Deus e lutar confiantes, pois seremos fortalecidos no Senhor e na força de seu poder. Cinto, couraça, sandálias, escudo, capacete e espada faziam parte da armadura do soldado romano e aqui representam algumas coisas que não podem faltar em nossa vida: verdade, justiça, evangelho da paz, fé, salvação e a Palavra de Deus.
Estejamos atentos, sempre preparados para a batalha pela verdade. Como filhos de Deus andemos na luz. Lembrando que para poder resistir às ciladas do inimigo é preciso vestir esta armadura completa, vigiar e orar em todo tempo.
Fortaleça-se em Deus para resistir aos ataques.