Amando aos irmãos

Leitura Bíblica: João 21.15-17

Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão (1 Jo 4.21).

Em uma comunidade cristã chamamos os membros de irmãos. Somos irmãos, pois somos filhos do mesmo Deus. Jesus também nos chamou de ovelhas. Somos rebanho de Deus. Crisóstomo, falando sobre a necessidade de amarmos os nossos irmãos em Cristo, argumenta muito bem dizendo que nosso amor por Cristo nos leva a observar a necessidade de amarmos as suas ovelhas e que este amor aos irmãos é uma demonstração, uma prova de nosso amor por Ele. Crisóstomo nos lembra a conversa de Jesus com Pedro. Jesus, dirigindo-se a Pedro, disse: “Simão, filho de João, tu me amas?” Quando Pedro confessou que sim, o Senhor acrescentou: “Pastoreia as minhas ovelhas”. Crisóstomo disse o seguinte: “O Mestre não perguntou ao discípulo se ele o amava para obter informações (por que o faria, se já conhece o coração de todos?), e sim para nos ensinar quão grande interesse Ele tem no cuidado dessas ovelhas. Claramente, então, quem trabalha por essas ovelhas que Cristo valoriza tão grandemente receberá uma grande recompensa, porque quando vemos alguém cuidando de membros de nossa família, ou de nossos rebanhos, consideramos seu zelo por eles como um sinal de amor para conosco. Imagine, então, quão grande dádiva Cristo dará a quem cuida do rebanho que Ele comprou, não com dinheiro nem com coisa alguma desse tipo, mas com a Sua própria morte, pois Ele deu a própria vida para pagar pelo rebanho”.
Jesus realmente ama as suas ovelhas e fica feliz quando as tratamos bem. Como ele disse, se nosso filho ou parente é bem tratado por alguém, nos alegramos com esta pessoa. Da mesma forma, o nosso cuidado com o povo de Deus alegra a Deus. A mesma coisa acontece quando temos um amigo, também ficaremos felizes em ajudar seus filhos no que pudermos. Mesmo não fazendo isso por interesse, seremos recompensados por nosso amigo que ficará grato com o nosso amor. Quem ama a Deus deve ter prazer em cuidar e amar os demais irmãos. 

Quem ama a Deus ama os seus irmãos.