Canoa seca

Leitura Bíblica: João 17.15-21

É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17.9).

O pastor Heber Carlos Campos Júnior compartilhou um pequeno texto que compara a relação do cristão com o mundo à uma canoa na lagoa. Ele disse: “A canoa não foi feita para ficar na terra. Ela cumpre sua função quando está na lagoa. Não há nada de errado com o fato da canoa estar cercada de água. Só haverá problema quando a água da lagoa começar a entrar dentro da canoa. Canoa na lagoa não é problema, mas a lagoa na canoa é! O cristão é como a canoa. Não há nada de errado com o fato de ele estar cercado das coisas do mundo. O problema começa quando as coisas do mundo começam a entrar na sua canoa. Crente mundano está fadado a naufragar”.
Como canoa, estamos cercados por muita água. Parece impossível não se misturar com o mundo, muitos são os atrativos que ele nos oferece. Mas podemos contar com a ajuda e intercessão de Jesus. Somos de Deus e nada poderá nos separar do seu amor. O pedido de Jesus é claro: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.15-17). Devemos lembrar em primeiro lugar: temos uma morada passageira no mundo, não devemos nos isolar em um mosteiro. Segundo: Embora estejamos no mundo, não somos do mundo, não copiamos o mundo, não devemos desfrutar dos prazeres e pecados do mundo. Terceiro: Só poderemos ser guardados do mal quando buscamos a santificação conforme a Palavra de Deus nos ensina e nos guia. 
Como filhos amados de Deus não estamos fadados ao fracasso, mas a vitória na caminhada. Junto de Deus não somos influenciados pelo mundo, mas exemplo e influência para o mundo. Somos enviados de Deus para ser sal da terra e luz do mundo. 

Com Cristo na canoa tudo vai bem.