Enferrujado

Leitura Bíblica: Mateus 5.14-16

Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras (Ap 2.5). 

Quando ficamos muito tempo sem fazer uma coisa e alguém nos pede para fazer dizemos: Estou enferrujado. Ou seja, depois de muito tempo parado nossa habilidade já não é mais a mesma. Seja tocar um instrumento, praticar determinado esporte ou um trabalho qualquer. Fato é que tudo que fica parado, em desuso, vai enferrujando, vai perdendo forças. Thomas Taylor escreveu um texto com o título “Graças Enferrujadas”. Ele disse: “O fogo se extingue quando não há mais nada que o alimente; assim também o fogo da graça é apagado quando não usamos nossas graças e as deixamos inativas, não dando glórias a Deus por elas nem fazendo o bem aos outros. O ferro, mesmo quando reluz como o cristal, quando deixado de lado e sem uso, enferruja e torna-se inútil; o mesmo ocorre com as graças. E o cristão sonolento, apesar de ter sido revestido de graça, caso se torne apático, seu coração será semelhante ao campo improdutivo de Salomão, todo coberto de musgo e ervas daninhas, que sufocam a boa semente”. 
Bela comparação, assim como a saúde do corpo é mantida pelo exercício e boa alimentação, a saúde da alma é mantida pela atividade. O constante praticar da oração, da leitura bíblica e boas obras nos mantêm ativos. A saúde da alma é mantida pela atividade constante. O cristão não aposenta, não se forma enquanto estiver vivo. Quantas habilidades deixamos para trás, talvez por estarmos mais velhos, ou por falta de tempo. Mas no que diz respeito às práticas espirituais, não temos desculpa para abandoná-las. Ninguém pode dizer: Estou muito velho para evangelizar ou já conheço a Bíblia e não preciso mais estudá-la. 
Pensemos nisso. Será que não estamos enferrujando em algumas das graças recebidas? Existe algum dom que está esquecido, que foi indevidamente guardado? Voltemos ao primeiro amor, à prática das primeiras obras. É tempo de desenferrujar.    

Exercite-se na piedade.