Fé e fatos

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15.12-19

Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus (1Co 2.11).

É preciso aceitar que certos eventos aconteceram de fato. “O cristianismo não diz a ninguém inicialmente - veja como você deve viver, e sim - eis aqui o que Jesus fez por você na história” (Timothy Keller). Jesus morreu pelos nossos pecados e foi sepultado; ressuscitou ao terceiro dia e apareceu a muitas testemunhas oculares. Remover estes eventos históricos ou remover os elementos sobrenaturais do cristianismo é esvaziar a mensagem do evangelho. Paulo disse: “e, se Cristo não ressuscitou, então a nossa fé é inútil” (1Co 15.14). Muitos tentaram e tentam fazer isso dizendo que não devemos crer em tudo que está na Bíblia e que não importa se todos os eventos ocorreram de fato na história. O que importa é que sejamos pessoas boas, éticas, que amemos uns aos outros e que façamos do mundo um lugar melhor. Pensar assim é negar a verdade exposta na Bíblia, é dar mais crédito ao homem do que a Deus. 
Alguém pode pensar: Por que acreditar na Bíblia? Nós cremos na Bíblia, pois somos convencidos pelo Espírito Santo que ela é a Palavra de Deus. Cremos no que diz 2 Pedro 1.21: “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”. A Confissão de Fé de Westminster, no seu Capítulo 1 - Sessão IV, diz: “A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus”. João tem um argumento interessante. Ele diz: “Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora, este é o testemunho de Deus, que ele dá acerca do seu Filho” (1 João 5.9). João nos lembra que muitas vezes ouvimos e concordamos com argumentos humanos. Por que não concordar com a mensagem de Deus que é de maior valor, importância e fiel? 

A mensagem de Deus é razão da nossa fé.