Poder da ressurreição

Leitura Bíblica: Filipenses 3.7-8


Preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado (Hb 11.25).


Em Filipenses 3, Paulo faz uma afirmação aparentemente estranha dizendo: “Considero tudo como perda, como refugo”. É como se Paulo dissesse: Eu não quero nada. Mas podemos entender que Paulo tinha um compromisso com Deus e por isso deixou muitas coisas que, antes de Cristo, considerava importante. “Paulo deitou fora com repugnância tudo o que pudesse interferir na sublimidade do conhecimento de Cristo” (Bíblia de Genebra). Se quero a Cristo, devo entender que não posso, ao mesmo tempo, querer nada que possa me afastar de Cristo, nada que venha atrapalhar a minha comunhão com Deus. 

Vivendo diante de tantas ofertas, precisamos tomar cuidado com o que nos atrai. Precisamos lembrar que o mais importante é Cristo. É viver com ele, que morreu e ressuscitou. Nosso maior desejo deve ser estar com Cristo e desfrutar das bênçãos dessa união. “Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida” (Fp 3.8-11 NTLH). Este era o desejo de Paulo, por isso não se importava mais com as glórias deste mundo. 

O que não quero e o que quero? Precisamos definir dia a dia o que é prioridade para nós. Não podemos servir a dois senhores, não devemos colocar os pés em duas canoas, não podemos adorar a Deus e as riquezas (Mt 6.24). Não podemos querer nada que ocupe lugar em nosso coração nos fazendo esquecer que fomos criados com o propósito de glorificar a Deus. Ganhar estas coisas é perder. Se Deus não existisse, nossa vida poderia ser preenchida com três coisas básicas: comer, beber e divertir. Mas como cremos em Deus, o mais importante é buscá-lo. O que eu mais quero deve ser servir a Deus e aguardar o cumprimento das suas promessas. Mais do que qualquer busca imediata, nosso maior desejo deve ser a eternidade.


Ganhar o que nos afasta de Deus é derrota.