Pulo do gato

Leitura Bíblica: 1Timóteo 3.14-16

Conservando o mistério da fé com a consciência limpa (1Tm 3.9).

Você já deve ter ouvido a expressão o pulo do gato. Dizem que ela surgiu da fábula do gato e da onça. A história é a seguinte: A pedido da onça, o gato ensinou todos os seus pulos menos um: o pulo de lado. A onça se achando muito esperta, quando acabou a lição, pulou em cima do gato para comê-lo. Mas o gato fugiu com o corpo, deu um pulo de lado. Muito desapontada, a onça disse: Mas esse pulo você não ensinou. E o gato, de longe disse: Eu não ensino, porque esse é o pulo do gato.
Algumas pessoas e empresas usam essa estratégia do gato. Escondem um ingrediente especial que as fazem destacar. A frase que elas usam é: o pulo do gato não se ensina. A fórmula de seu sucesso deve ficar guardada. Mas  nem sempre isso é possível. Quando alguém se destaca, logo aparecem pessoas para copiar e até aperfeiçoar o “modelo de sucesso”. 
Aplicando este ensino em nossa vida podemos dizer que o pulo do gato, o que nos salva, o que nos faz destacar, é Jesus. E de forma oposta não precisamos esconder o pulo do gato e sim, compartilhar a todos onde está a nossa maior força. Podemos fazer isso porque nenhum inimigo pode nos derrotar, nossa salvação ninguém pode tocar. Devemos fazer isso, pois o sucesso de um não compete com o do outro. Quanto mais pessoas conhecerem Jesus, mais pessoas estarão salvas, terão suas vidas transformadas e serão felizes. 
Você conhece o pulo do gato? Se conhece, tem contado a outras pessoas ou escondido? Com Deus, nos alegremos pelo privilégio de conhecer os mistérios de seu reino. Por saber que em Jesus temos segurança e  podemos andar tranquilos, sem temer qualquer inimigo. E nos lembremos, como Jesus nos ensinou, que devemos obedecer ao seu chamado: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Anunciemos as maravilhas de Deus dia após dia. Como disse o salmista Davi: “Contarei todas as tuas maravilhas” (Sl 9.1).

Jesus, nossa rocha, nossa salvação.