Sofrimento diferente

Leitura Bíblica: Lucas 6.37-38

Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus (1 Co 4.5). 


Lá ia para o mercado a carroça de um sitiante. Dentro, três animais: uma cabra, um carneiro e um leitão. Cabra e carneiro seguiam em silêncio, muito sossegados da vida. Já o porquinho, não. Inquieto, a suspirar, volta e meia espiava pelas frestas, cheio de apreensão. E quando avistou o mercado não se conteve: abriu a boca e berrou como se estivessem a sangrá-lo no coração. Para que isso? - disse a cabra - Também eu vou para a feira e no entanto a ninguém incomodo com esse berreiro descompassado. Também assim penso - ajuntou o carneiro - Vamos ser vendidos, quer dizer, vamos mudar de dono. É tolice lamuriar dessa maneira por coisa tão sem importância. O porquinho berrou ainda mais e, por fim, explicou-se: É verdade, vamos ser vendidos os três. Mas tu, cabra, teu destino é dar leite; e tu, carneiro, tua função é produzir lã. Compreendo que seja indiferente para ambos que dês leite ou lã a este ou àquele. Mas eu... eu só presto para ser comido, e ir para o mercado não me é apenas mudar de dono, mas mudar de mundo. Vou para o açougue! Como então querem que me conforme com a sorte e vá nesse sossego de cabra e nessa indiferença de carneiro? Se tivessem o meu destino e haveriam de berrar ainda mais forte. E continuou a botar a boca no mundo.

Muitas vezes julgamos o sofrimento do outro. Achamos que não deviam lamentar tanto por problemas que aparentemente não são tão pesados. Fato é que não sabemos o que se passa na vida dos outros. Na nossa visão pode parecer algo simples, mas nem sempre é. Devemos ser compassivos, tentar ajudar o nosso próximo e não criticar. Outra coisa importante é saber que as dificuldades que enfrentamos poderiam ser bem piores. Outros passam pelos mesmos problemas, mas com maior gravidade. Podemos também lembrar de Jesus que deu sua vida para que nós pudéssemos ser salvos da morte. 


Trate os outros com bondade.