Desejo espiritual

Leitura Bíblica: 1 Pedro 2.1-5

Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem (Lc 4.4).

Somos atraídos pelo pecado. Como ensina Tiago, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz (Tg 1.14). Mas, graças a Deus, somos libertos do pecado e da morte. Deus nos dá um novo coração e nos atrai para realizarmos a sua vontade. Somos atraídos para o bem, somos inclinados para as coisas do Espírito. Jonathan Edwards fala sobre este assunto: “Embora nos seja tão estritamente exigido restringir e manter dentro dos limites as nossas inclinações carnais, ainda assim Deus não deseja que estabeleçamos limites às inclinações espirituais e graciosas, que são as mais excelentes; quem é verdadeiramente nascido de novo tem fome e sede de justiça na mesma proporção que sua natureza física por alimento e bebida. Seu alimento e sua bebida é fazer a vontade de seu Pai que está no Céu. Ele tem sede de Deus, do Deus vivo, e às vezes seu coração suspira por Deus como a corça suspira pelas águas (Sl 42:1). Ele tem apetite por Jesus Cristo, que é o pão que desceu do Céu. A vida de sua alma depende de Cristo como seu alimento e bebida espirituais. Ele tem não apenas o desejo oriundo da consideração racional de sua necessidade e benefício, mas seu anseio flui imediatamente de sua natureza, como o apetite natural”.
Inclinação espiritual não precisa ser limitada. Podemos e devemos viver de forma plena, desfrutando do conhecimento de Deus. Em todo tempo podemos nos alimentar das riquezas da graça de Deus. Temos superabundante graça. Como disse Paulo em Romanos 5.20: “onde abundou o pecado, superabundou a graça”. Se temos motivo de tristeza por ainda sermos pecadores, maior é nossa alegria porque, além de perdoar nosso pecado, Deus nos enche com sua graça e misericórdia. Dia a dia, maior se torna o nosso desejo de buscar as coisas do Espírito do que viver para a carne. Que Deus nos dê, como um bebê recém nascido, apetite e desejo pelo genuíno leite espiritual. 

Cresçamos em graça e em maturidade.