Esperança ativa

Leitura Bíblica: João 9.4-12

Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação (1 Ts 5.8).

Nosso texto base fala sobre a cura de um cego. Jesus o curou de forma bem curiosa. “Cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego” (Jo 9.6). Depois mandou que ele fosse se lavar no tanque de Siloé. O cego foi, se lavou e passou a enxergar. Sabemos que não foi a lama nem a água do poço o que curaram o cego, e sim Jesus. Max Lucado, sobre esta passagem, disse: “Não são as circunstâncias que importam; é Deus dentro da circunstância. Não são as palavras; é Deus as falando. Não é a lama que curou os olhos do cego; foi o dedo de Deus na lama. Não coloque sua esperança em coisas que mudam - relacionamentos, dinheiro, talento, beleza, ou mesmo saúde. Mire na coisa que nunca pode mudar: confie no seu Pai celestial”.
Deus deve ser nossa esperança. Nele devemos confiar. Devemos manter nossa vida ativa e vigilante nos caminhos de Deus. Jesus usa a expressão “enquanto é dia” para falar a respeito do tempo que ainda tinha na terra. Enquanto é dia, disse Jesus: “é necessário que façamos as obras daquele que me enviou” (Jo 9.4). Nós temos que nos concentrar em nossa missão, confiando a Deus a nossa vida, descansando no Senhor diante das preocupações. Somos chamados para ser luz, enquanto estamos no mundo devemos ser a sua luz. Paulo diz que somos filhos da luz: “Porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Ts 5.4-5). Ainda no v.8, Paulo, mais uma vez, repete a afirmação de que nós somos do dia e acrescenta: “Revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação” (1 Ts 5.8b). 
Portanto, em nossa vida devemos confiar e esperar em Deus. Aproveitando o tempo que temos para servir a Deus e realizar a obra pela qual fomos chamados e vocacionados a fazer. 

Viva em confiança e atenção, não distração.