Firmes na rocha

Leitura Bíblica: 1 Samuel 22.2-7

Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança (Hb 3.6).

O cristão é alguém perseverante. Uma pessoa que tem garra. “É comum dizermos que a pessoa com a capacidade de manter o propósito e não desistir tem garra. Veja que simbolismo interessante! Uma pessoa que tem garra se prende à parede do despenhadeiro e, por isso, não cai. O mesmo acontece com os salvos. Eles podem se aproximar da beira do precipício. Podem até tropeçar e escorregar. Mas aí enfiarão as garras na rocha, que é Deus, e manterão a firmeza” (Max Lucado).
A perseverança é nossa segurança. Mateus 24.12 nos traz uma informação assustadora: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. O verso 13 faz um bom alerta: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Vivendo neste mundo de iniquidades como não esfriar, não abandonar a fé? Como é possível mantermos a perseverança? Somente mantendo a confiança nas promessas de Deus. A Bíblia nos ensina que uma vez chamados e convertidos, iremos permanecer firmes. Nada poderá nos separar do amor de Deus. Enquanto muitos irão afrouxar e se entregar à iniquidade, nós permaneceremos com o Senhor. Não importa o que aconteça, em todas as coisas somos mais que vencedores. Podemos afirmar como Paulo: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.38-39).
Esta é a motivação que temos para mantermos a perseverança: é impossível se separar do amor de Deus, tão completo, eterno e inextinguível. Podemos nos manter agarrados ao Senhor, a graça de Deus nos proporciona isso. Devemos nos manter perseverantes, agarrados na graça e misericórdia de Deus e assim podemos seguir no caminho da paz. Deus é fiel, suas promessas nunca falham.

Firme na fé, mantenha a vigilância.