Somos iguais
Leitura Bíblica: Salmo 40.4-5
Tão somente, pois, temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez (1 Sm 12.24).
Moravam na mesma casa dois gatos iguaizinhos no pelo, mas desiguais na sorte. Um, mimado pela a dona, dormia em almofadões. Outro, nos restos de cinza. Um passava a leite e comia em colo. O outro por feliz se dava com as espinhas de peixe do lixo. Certa vez cruzaram-se no telhado e o bichano de luxo arrepiou-se todo, dizendo: Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu sou rico? Que és gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeita-me, pois, e passa de largo. Ao que o outro retrucou: Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te que somos irmãos, criados no mesmo ninho. - Sou nobre! Sou mais que tu! - Em quê? Não mias como eu? - Mio. - Não tens rabo como eu? - Tenho. - Não caças ratos como eu? - Caço. - Não comes rato como eu? - Como. - Logo, não passas de um simples gato igual a mim. Abaixa, pois, a crista desse orgulho idiota e lembra-te que mais nobreza do que eu não tens, o que tens é apenas um bocado mais de sorte.
Temos oportunidades diferentes, desenvolvemos dons diferentes, temos uma aparência diferente, mas somos todos criados à imagem e semelhança de Deus. Quando nos aproximamos de alguém, nossa tendencia é fazer uma série de comparações. Assim, chegamos a conclusões precipitadas como a do gato vaidoso. Mas na verdade somos todos iguais. Precisamos ser mais humildes, tratar bem a todos e servir uns aos outros conforme a Bíblia nos ensina. Quando os discípulos de Jesus começaram a se comparar, ele pegou uma toalha e começou a lavar os pés deles (João 13). Sua atitude é um exemplo para todos nós. Se até Jesus se colocou em uma situação de humildade, se até o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores agiu com humildade, nós também devemos agir assim.
Somos todos iguais, mas existe uma diferença. Existem os salvos e os perdidos. De que lado você está? As diferenças na aparência, nas posses não são importantes, mas a diferença no coração nos torna realmente especiais.
A única diferença que importa é a nossa fé em Deus.