Tome cuidado
Leitura Bíblica: 1 Timóteo 4.11-16
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes (1 Tm 4.16).
Cuidado! Perigo! Estas palavras são um alerta. Uma curva perigosa, um mar bravio, uma cerca elétrica, sempre estão sinalizando coisas importantes. Mas nem sempre estamos dispostos a respeitar placas. O perigo parece um desafio. Como dizem: “gosto de viver perigosamente”. Também existem aqueles que não gostam de correr riscos. Mas, mesmo estes que são muito cuidadosos, às vezes se preocupam com algumas coisas que não são tão importantes, deixando de aplicar o mesmo zelo às coisas essenciais.
Paulo chama a atenção de Timóteo. O que diz a ele é muito simples e deve ser ouvido e praticado por cada um de nós. Paulo orienta Timóteo a ter cuidado com a doutrina e com a sua vida. Doutrina e vida devem ser inseparáveis. Este deve ser nosso principal cuidado. É necessário cuidar da doutrina. Estarmos abertos ao conhecimento da verdade, dispostos a estudar a Bíblia e tornar este estudo um hábito. Quanto mais conhecemos, mais vamos amar a Palavra de Deus e mais vamos desejar divulgá-la. Muitos vivem proclamando mentiras por não terem cuidado com a doutrina. Muitos vivem sem paz, sem luz e direção por falta de conhecimento da Palavra de Deus. Quem descuida da doutrina, já está descuidando da vida. É necessário cuidar da vida. A doutrina estudada precisa ser aplicada. A doutrina gera vida, quebranta nosso coração e nos fortalece para produzirmos frutos. Cuidar da vida é viver de forma condizente com a doutrina que aprendemos. Viver em santidade, no esforço de aplicar o conhecimento da verdade. “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Js 1.7). Que Deus nos dê força e coragem para viver de acordo com a sua vontade. A nossa preocupação não deve ser cuidar só do que nos interessa.
Precisamos cuidar da nossa vida.