Apague a lousa

Leitura Bíblica: Salmo 51.1-10

Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto (Sl 32.1).

Muitos querem realizar a obra de Deus e andar com ele. Desejam assumir um compromisso sério com o Senhor, ter uma vida de piedade, mas não conseguem. Basílio disse algo que podemos aplicar a este assunto: “Devemos apagar a lousa antes de tentar escrever nela. Limpe seu vaso para poder receber graça mais abundante”. Pode ser difícil ouvir isso. Limpe seu vaso, abandone seu pecado de estimação. Antes de tudo, deixe primeiro Deus fazer uma faxina em sua vida. Imagine um professor tentando dar uma aula e, mesmo depois da lousa estar toda escrita, ele começar a escrever por cima. Nem o que ele escreveu antes nem depois poderá ser lido. Assim é nossa vida, quem tenta viver ao mesmo tempo escrevendo a história de Deus e a história de seus desejos tem apenas caminhos riscados e confusos. Limpe o seu vaso, arrependa-se, confesse os seus pecados para depois seguir dando frutos dignos. Primeiro devemos buscar obedecer a Deus, aí sim podemos adorá-lo. Isaías fala sobre isso ao povo que vivia de maneira rebelde. Ele disse: “Quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem”  (Is 1.15-17). 
No Salmo 51, Davi, depois de reconhecer o seu pecado, clama a Deus dizendo: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões” (Sl 51.1). Essa deve ser a nossa oração: apaga Senhor as linhas tortas, os rabiscos e purifica-me do meu pecado, lava-me. Mas além de perdão, Davi faz um pedido muito importante - que Deus conservasse sua mente e coração puros. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl 51.10).

Senhor, molda, escreve meu caminho.